quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quando era uma criamça os meus pais não permitiam que eu visse televisão. Eu só podia ver televisão infantil e muito pouca, aos sábados.

Então, descobri a televisão tarde. Descobri-a com o meu primeiro laptop, ligacão (ou conexão) wi- fi e seriesyonkis.com. Mais, segundo parece, eu não estava preparada para a televisão. O meu cérebro ainda não está preparado para ela:

Ontem, antes de dormir, vi um episódio de Gray's Anatomy onde diagnosticavam a Izie com cancro então, eu sonhei toda a noite que eu tinha cancro!!! foi horrível!... não mais episódios (ou capítulo)para mimi de tv trágica antes de ir a dormir.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Okay... três dias mais tarde estou de volta.

Releio isto que eu escrevi e não gosto-me muito. Em geral não gosto de mim estes dias. Encontro em mim todas essas coisas que afirmo não gostar. Vejo uma menina, menina de mais: dramática e intensa, mais intensa numa má forma. Vejo tambén um individuo preguiçoso, que não logra (ou consegue) sair do sofa, que perde a sua vida em frente da televisão, que não diz ou faze algo interessante. Só trabalha, fala e sorri por aí. Eu odeio isso!!... eu gosto da actividade permanente, de ter novos projetos, de aprender uma coisa e a outra, de rir.

Tenho muitas teorias, quiçá (ou talvez), demasiadas. Falo de respeitar o espaço do outro, de não precisar de estar com o outro o tempo todo mas, aqui tão longe, as coisas mudam... eu perço o controlo porque não tenho ao que me agarrar. Não tenho beijos de bom dia, não tenho o sorriso antes de sair de cassa... pelo contrário só tenho lembranças que, as vezes, esfurmam-se, minutos demasiados pequenos, esperas demasiado prolongadas ... e eu que sou a mais impaciente do planeta!... então, não sei que fazer y me friqueo (enlouqueço), assim, tão simples.

Esto é muito importante para mim, quicá (ou talvez), mais importante do que tu crês... esto, aprender português é o único que eu posso fazer pelo meu futuro, é o unico que está nas minhas mãos, é o unico que eu posso preparar.. o resto, eu dependo dos outros... eu como tu já sabes (espero) eu odeio depender dos outros, eu gosto do controlo das coisas. Além disso, lembra-te (o recorda-te), eu não compreendo como é que uma pessoa diz que não pode fazer algo, que ela está muito ocupada. Isso eu não o entendo (ou compreendo), perdão.... lembra-te (ou recorda), para mim, querer es poder. sou simples com essas coisas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bom, cá sigo eu. Por que eu sou uma pessoa (se somos amávels) super perseverante ou (desde outro ponto de vista) tenho a cabeça super dura... é igual. Aquí estou.

Só espero não aprender mal mas, sunponho que é melhor, practicar com alguns erros que não practicar at all. (de todo)

Então, a lagarta intensa, continuará a escrever todos os dias. Coisas mais ou menos interessantes, mas escrevendo... a practica faze o mestro.. e, eu creio fortemente nisso. eu toco bem violino não por talento, mais por práctica.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hoje descobri que faço mais trabalho que os meus companheiros... ou, mais axactamente, faço o meu trabalho mais difícil. Intentarei explicar:

Trabalho no poder judicial. Em Penal.

Quando uma pessoa comete um delito um juiz decide se esa pessoa é culpável ou não. Decide si esa pessoa vai á prisão ou não (culpada ou não). (difícil, verdade?). Mas, toudos temos direito a uma segunda oportunidade, então, elles vêm a mim.

e, aí está a diferença entre os meus companherios e eu:

Eu entendo que a pessoa diz "não estou de acordo! revisa-lo toudo!".

e os meus companheiros entendem "não estou de acordo com este ponto, este e este."

Então, eu reviso toudo, olho toudas as provas, escrevo toudo de novo enquanto os meus companheiros revisam só os pontos especifícos.


Mesmo assim, eu sou a mais rápida. ja!.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hoje o mundo está ás avessas.

Ok. todo começou na da sexta-feira. Com um excesso de whisky e red bull e uma festa até ás quatro da manhã. Continuou no sábado com uma uma tonelada de cafeina e maratona de Gray´s Anatomy e Doris Lessing e até ás três da manhã. Prolongou-se no domingo com trabalho por fazer e que eu adiei por toda a semana até as 3:30.

Resultado?

Hoje saie da cama as 8h.. e eu começo a trabalhar as 7h (!!!).

Hoje saí da cama. Hoje tomei banho em 5m. Hoje caiu um guindaste no meio da via. Hoje saía super tarde e um guindaste caiu e não pude passar. Hoje precisei de trinta minutos e $8400 para chegar ao escritório quando, num mundo direito teria precisado só de dez minutos e $4800.


::::::::::::::::::::::


Na próxima semana começo aulas de violino. Muitas emoções juntas. Já começei a estudar. Estou a eliminar as teias de aranhas.


::::::::::::::::::::::


Já temos data!!!!! 10 de setembro.

80 días.

domingo, 20 de junho de 2010

Ontem á noite deitei-me as 3am. Já era muito cedo outra vez (...).

Tive sonhos feios, estressantes.

Primeiro, chegava com o meu pai a trabalhar. Nos chegávamos ao nosso carro e, rápidamente, nos tínhamos que trocar de carrol. Ágora precisávamos de uma super camioneta, azul, com as janelas escuras e três homnes. Três homens- gorilas. Três gorilas com carabinas. Por quê? porque o meu pai estava ameaçado*.

Depois, eu estava de novo no estacionamento e començava a sentir que algo ia a suceder; ambiente crispado e intenso. Era como na universidade, na universidade quando ía a haver distúrbios. E chegavam. Chegavam homens com o rosto coberto e armas e, elles, os homens armados perseguiam-me.**

Tambem, em algum momento in between, organizava uma festa. Uma festa pesada. Um lugar sórdido, sem janelas, os muros sem pintar, fumo, cigarros, frascos e porcaria no chão. Alguém distribuiu cocaína.***




Hoje são eleções em Colombia. Hoje ganhará Santos. Tenho medo que seja um sonho premonitório.




* No meu trabalho, muitas pessoas precisam de guadas-costas. Sobretudo, essas que têm expedientes de paramilitares (forças militares ilegales do estado).
** O governo atual, que é a versão original e mais leve do Santos, assedia (acossa) gravemente ao poder judicial.
*** Ontem tomei três cafés negros, um red bull e duas coca-colas.

sábado, 19 de junho de 2010

Hoje o urso não fez a sua tarefa... onde estava o urso?.

A lagarta estava numa festa. Ela estaba a dançar, a falar, a beber, a fumar. Ela encontrou a combinação perfeita:


whisky com red bull e toques de marijuana.



é uma mistura em perfeito equilíbrio:

o whisky sonzinho embebeda muito depressa e é muito caro.
o red bull sonzinho não tem efeitos suficientes.
a marijuana sozinha enmurcha *


Pelo contrario, misturados, dão o ponto exacto de euforia pelo tempo preciso com uma excelente relacão preço- qualidad. Além do mais, é delicioso e não dá ressaca.



A lagarta dançou até quase adormecer. Ella chegou a casa ás quatro da manhã. O seu pai já estava acordado. Ela disse -boa noite-, ele respondeu - bom dia-.





* enmurcha de enmurchar: V. tr (colombianete enchonchar)
Ficar murcho. Estado generalizado de preguiça onde a pessoa não quer moverse ou sair.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Hoje os meus companheiros vão a pensar "esta não muda de roupa. diuuuu". Mas não, isso é meia verdade. Sim! Tenho o mesmo calçado, as mesmas calças, o mesma punto MAS tenho T- shirt diferente camiseta e cuecas diferentes. Para mim, é uma mudança suficiente.

Ontem não dormi na minha cassa. Estive em cassa da Paula.

Paula é uma das minhas melhores amigas. Ele é médica mas, uma se médica como eu sou advogada (...) ágora, ela está a espera de um trabalho em New York, em investigação, em psiquiatria. Quero que ela vá para New York. Quero ir a visitar-la a NY.

Acho que, conmigo, o urso vai a enlouquecer. Toudos os dias não só tenho um texto para corregir. Além do mais tenho mil preguntas para fazer. Por quê isto? Por que não isto? Qual é a diferencia?.... aaaaaaaaaaaaaa.... – Um momento lagarta!.

Sou a aluna mais intensa de todos os tempos!.

Como esta semana não fui a trabalhar, trouxe trabalho para la casa. Hoje tenho a tarde livre. Agora, não sei se trabalhar o ir a cortar o cabelo. Uma sentença ou estar bonita. Difícil eleiçao. O ideal seria ir ao cabeleireiro depois de sair da universidade. Mas, não tenho dinheiro suficiente. Preciso de ir primeiro a cassa. Que tedio!.

Sou um trol!!!, respondei um ateliê sem ler bem, respondi-lo em geral e era um caso especifico, agora tenho que o fazer de novo.

Adeus!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Foi outra vez um desastre chegar cá. Bogotá está destruida. Daqui a muitos anos será bonita. Hoje é terrível.

Ontem sonhei que estávamos em Ubaté. O lugar onde nasceu o meu pai.

Mudo de assunto.

Já entendi porque os minhos companheiros não gostam-me. São homens, homens tontos. Só sabem fazer piadas de mulheres y mariquinhas. Umo é militar. Isso explica toudo.

Mudo de assunto.

Náo é o momento para falar de sonhos, é o momento de “estudar” entres muitas aspas: A escrivaninha. O salão. O computador... e.... As pessoas a falar de futebol. As pessoas a falar de namorados.. eu, a escutar, ninguém repara em mim. Estou muito distraida. Estou longe deste lugar. O almorço eterno. Quatro vezes pensei que eram as 16h. Estava perdida.

Efeitos de tomar estimulantes na hora de almorço (...)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Isto é um desastre!.

Depois de esperar um ano, finalmente, estou na universidade. Tenho que terminar algumas disciplinas... e... surpresa! mudaram o horário. Ágora, não sei quando vou a terminar. Espero terminar antes de ir. Espero ir.

Ontem, não sabía se preferia trabalhar ou estudar (direito, é claro). Mas não, prefiro mil vezes e uma mais estudar. Adoro estudar!.

A universidad é muito longe. Ista manha precisei de dois autocarros e uma hora ou mais para chegar. pufff!. (e cheguei tarde). Afortunadamente a internet funciona bem. Teria problemas sem a internet, ficaria aborrecida de morte!. (full drama queer)... já li o journal, chatee (de falar por chat no de aborrecer) e escrevi isto. Muito produtivo a aula.

É divertido, só tinha trabalhado em penal por três meses e já sou "a penalista" e só tive duas pequenas (e básicas) aclaraçoes.... como gostamos os humanos de classificar: a violinista, a bailarina, a advogada, a lésbica, a louca (...).


Beijos,


a aprendiza de português.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Hoje é terça-feira. Terça feira depois de segunda- feira feriado. Tradução? Preguiça, tédio, aborrecimiento e todos os sintomas de segunda-feira agravados. Pufff!.

Ista semana só trabalho um dia. (Oh yeah!). Os outros dias irei á Universidade. Não sei o que é melhor. Estou tão desligada da matéria que tenho muita preguiça de recordar tudo outra vez.

Pareço um muro de lamentaçones! Mudemos o tom!.

Escrevi aos mieus futuros mestres de violino. Um homem e uma mulher, não sei qual prefiro. A mulher é mais uma super-violinista, é “super-eu”; o outro é menos famoso porém, mais amável.

Tenho muitas vontade de començar violin. Tenho muitas saudades.

Na sexta-feira irei a uma festa. A Festa. Será para celebrar o aniversário de Virginia. A última vez que eu celebrei o seu aniversário ela tinha 33, agora son 36, nao me explico como sucede isso. (plop!).

Camila disse-me – nos vamos a dar duro na cabeca- (o até cair para o lado). Eu respondi –sím-. Creio que nao saberei onde é a minha cabeça o sábado. Desejem-me sorte!.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O primeiro post. As inteções.

Uma pequena presentação.


Sou uma menina. Meu nome é Lucía mais, chamam-me Lagarta. A minha namorada chama-me Lagarta. Eu chamo-la urso. Nós somos um zoo!.

Nós queremos ter uma gata. Uma gata que se chama Filipa e vive no nosso apartamento. O nosso apartamento com uma varanda, uma gata, uma lagarta e um urso. E janelas. Em a janela, duas bandeiras: uma da minha querida Colombia e la outra do arco-íris.

O apartamento ficará em Lisboa, por isso, eu estou a escrever aqui. Preciso de aprender Português. Depressa!. Náo quero ser "A silenciosa Colômbiana". Preciso de falar e falar muito!. Si não falo, posso enlouquecer, além do mais, não quero perder o mestrado. Sou uma nerd, e, uma nerd orgulhosa, preciso de boas notas!.

A minhas ferramentas:

- Diccionário Priberam da Língua Portuguesa.
- Wordreference.com
- Um urso português.
- Amor pelo urso português.


As minhas tarefas (para todos os dias)

- Ler o journal.
- Ver um episodio de televisão.
- Escrever que fiz durante o dia.


As tuas tarefas (para todos los dias urso, não queres uma lagarta tonta!).

- Corrigir isto. Detalhadamente, por favor.



Beijos,

Pi.