quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sou uma pessoa estanhamente atenta com umas coisas y estanhamente desatento com outras... eu posso recordar que roupa vestia uma pessoa a semana passada, quanto custou esse almoço, que palavras pronunciou ela, mais, não sei que dia da semana es hoje.

Ontem:

A minha mai: - Manhana teres aula de violino?
Mim: -não, violino é ao quarta-feira. Mai, recorda!, aos terceira feira, vem Laura, a minha aluna.
A miha mai: por isso, hoje é terceira feira, hoje vinha LAura, manhana (quarta-feira) teresa violino.
Mim: mais hoje é seconda feira.
A minha mai: Pi, em que mondo vives?... hoje é terceira-feira.
Mim: Sim???????
A minha mai: SI!!!!.
Mim: merdaaaa... não coseguire fazer toudas as tarefas de violino, eu cria que hoje era seconda-feira :S.
A minha mai: deverias saber que día é
Mim: (...)

quando estava a estudar violino, a minha mai dizia que o problema era que eu não trabalhava, então, não precisava de saber a feita; mais, já trabalho e sou igual.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A beleza ganha-me. sempre. e obceca- me. un pouco.

Em mim, sem normal os amores platônicos. Sem de deus tipos: puramente estéticos em personagems.

a minha última obcecacão é Kaya Scoledario... os olhos, a cara de "eu não fui" com "inocência interrompida" e "não quero ir mais que áte o fundo"--- puff, I love it.

Ela é uma obcecacão puramente estética... não creio que uma criança de 16 anos tenha muitas coisas interessantes que dizer... mais, ai outras... Roisin Murphy, por exemplo, formosa, com uma voice incrível e um sentido da estética irrenpreensível... estou casi segura que, se o mundo enlouquecera e eu pudera falar com ela, deve ser supert!... por o contrário, não quisera falar com Kaya, seguro, quebraria a minha belha ideia.

em os livros, Anais Nim, como eu apaxonei-me con ela... o seu personagem, o seu vida, os seus amantes... e, além do mais, belha.


(...)

Esta a sonar Love de Zoé... como caralho eu não estou lá com un baseado em a minhas mãos?

domingo, 4 de julho de 2010

Não sei muito bem o que escrever. Poderia falar de Toy History 3, o das minhas sapaltihas novas. Do domingo familiar ou dos cinco convites num só dia.

Creio que eu tenho vontade de falar do violino. Do bem que eu me sinto de tocar-lo. Estou muito feliz de ter aulas de violino e das minhas novas peças... são super dificeis!!!... :D... e, o melhor, eu posso tocar-las.

Hoje començei com o Concerto No. 3 de Mozart... já posso tocar a primeira parte, mais, a partitura diz semimínima 126... OMG!!!!!!!... isso é super rápido... e eu que estava-a tocando en semiminima 80... cáspite!.

Em teoria, não terminei de tocar violino porque eu ia trabalhar... mas, tenho um preguiça!!! ... não sei porquê tenho a supeita que terminarei trabalnhando na segunda-feria as 11h... há coisas que jamais mudam.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Alguns dias, não posso trabalhar. O trabalho para mim, é um estado mental... algumos dias o cérebro não está em atitude de trabalho e só como enormes doses de pressão consigo fazer algo. Hoje foi um dia assim. Desde que saí da cama, eu sabia que hoje não seria um dia produtivo. No escritório chamamos-lhe síndrome de quinta feira. Quando temos esse síndrome todos encontramos a forma de distrair-nos, qualquer desculpa é boa: ir á cafeteria, ler o horóscopo, escutar os jogos, fazer guerra de papéis. Tudo serve.

Cheguei tarde, falei com o urso, tomei o cafe da manhã, vi fotos de kaya scoledario (qual é la expressão para super-ultra-bonita? "mamasitaaaaa"), falei mais com o urso e, sendo as 12, só tinha escrito três parágrafos. Então, aceitei o evidente, levei trabalho para casa e saí.

graças a Deus, o meu chefe não tem problemas com o meu não- cumpriomento do horário.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Isto de ter dois blogs, ocasiona-me indecisão. Quando tenho uma ideia, não sei se escrevê-la cá ou no caos.

Lá, posso fazer jogos de palavras mas, cá aprendo mais. ( estão bem usadas, finalmente, mas e mais?).

Se atendo as estatatíscas (e ás conversas em msn), uso a linguagem duma forma mais sofisticada que o geral das pessoas; mais vocabulário, melhor ortografia e mais conhecimiento da estrutura duma lingua.

As fontes desse plus são simples: leitura obsessiva, escrita diária, estudo das linguas num grau exacerbado de marrão(ría). Além do mais, agora trabalho a narrar histórias; a mesma história uma e outra vez, então, sou uma experta em sinõnimos e expressões equivalentes.

por isso, tenho um problema com o português: Como não tenho um mestre que me guie passo a passo, eu pretendo conhocer tudo ao mesmo tempo; quero escrever cá com o mesmo grau decomplexidade que no caos.. e não é possível! castelhano por 23 anos- português 0.5. Os números falam por si.

Como escrevo ajudada pelo dicciónario, ás vezes, uso palavras ou expressões estranhas. Depois, o urso corrige quiçá por talvez e eu -com essa alma de advogada- refuto: mas o diccionario diz: acepção 4. quiçá- talvez... ela responde -sim, mas não é uma palavra que as pessoas usem-... y eu não sei que fazer... escrevo como as pessoas em geral ou, aprendo com um diccionário e com o risco de falar e as pessoas pensarem -que diz esta louca?-.

sim, eu sei que o ideal é diferenciar o quotidiano do académico, messenger da universidade... mas, sorry, com 0.5 anos desta lingua com sorte logro diferenciar português.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quando era uma criamça os meus pais não permitiam que eu visse televisão. Eu só podia ver televisão infantil e muito pouca, aos sábados.

Então, descobri a televisão tarde. Descobri-a com o meu primeiro laptop, ligacão (ou conexão) wi- fi e seriesyonkis.com. Mais, segundo parece, eu não estava preparada para a televisão. O meu cérebro ainda não está preparado para ela:

Ontem, antes de dormir, vi um episódio de Gray's Anatomy onde diagnosticavam a Izie com cancro então, eu sonhei toda a noite que eu tinha cancro!!! foi horrível!... não mais episódios (ou capítulo)para mimi de tv trágica antes de ir a dormir.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Okay... três dias mais tarde estou de volta.

Releio isto que eu escrevi e não gosto-me muito. Em geral não gosto de mim estes dias. Encontro em mim todas essas coisas que afirmo não gostar. Vejo uma menina, menina de mais: dramática e intensa, mais intensa numa má forma. Vejo tambén um individuo preguiçoso, que não logra (ou consegue) sair do sofa, que perde a sua vida em frente da televisão, que não diz ou faze algo interessante. Só trabalha, fala e sorri por aí. Eu odeio isso!!... eu gosto da actividade permanente, de ter novos projetos, de aprender uma coisa e a outra, de rir.

Tenho muitas teorias, quiçá (ou talvez), demasiadas. Falo de respeitar o espaço do outro, de não precisar de estar com o outro o tempo todo mas, aqui tão longe, as coisas mudam... eu perço o controlo porque não tenho ao que me agarrar. Não tenho beijos de bom dia, não tenho o sorriso antes de sair de cassa... pelo contrário só tenho lembranças que, as vezes, esfurmam-se, minutos demasiados pequenos, esperas demasiado prolongadas ... e eu que sou a mais impaciente do planeta!... então, não sei que fazer y me friqueo (enlouqueço), assim, tão simples.

Esto é muito importante para mim, quicá (ou talvez), mais importante do que tu crês... esto, aprender português é o único que eu posso fazer pelo meu futuro, é o unico que está nas minhas mãos, é o unico que eu posso preparar.. o resto, eu dependo dos outros... eu como tu já sabes (espero) eu odeio depender dos outros, eu gosto do controlo das coisas. Além disso, lembra-te (o recorda-te), eu não compreendo como é que uma pessoa diz que não pode fazer algo, que ela está muito ocupada. Isso eu não o entendo (ou compreendo), perdão.... lembra-te (ou recorda), para mim, querer es poder. sou simples com essas coisas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bom, cá sigo eu. Por que eu sou uma pessoa (se somos amávels) super perseverante ou (desde outro ponto de vista) tenho a cabeça super dura... é igual. Aquí estou.

Só espero não aprender mal mas, sunponho que é melhor, practicar com alguns erros que não practicar at all. (de todo)

Então, a lagarta intensa, continuará a escrever todos os dias. Coisas mais ou menos interessantes, mas escrevendo... a practica faze o mestro.. e, eu creio fortemente nisso. eu toco bem violino não por talento, mais por práctica.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hoje descobri que faço mais trabalho que os meus companheiros... ou, mais axactamente, faço o meu trabalho mais difícil. Intentarei explicar:

Trabalho no poder judicial. Em Penal.

Quando uma pessoa comete um delito um juiz decide se esa pessoa é culpável ou não. Decide si esa pessoa vai á prisão ou não (culpada ou não). (difícil, verdade?). Mas, toudos temos direito a uma segunda oportunidade, então, elles vêm a mim.

e, aí está a diferença entre os meus companherios e eu:

Eu entendo que a pessoa diz "não estou de acordo! revisa-lo toudo!".

e os meus companheiros entendem "não estou de acordo com este ponto, este e este."

Então, eu reviso toudo, olho toudas as provas, escrevo toudo de novo enquanto os meus companheiros revisam só os pontos especifícos.


Mesmo assim, eu sou a mais rápida. ja!.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hoje o mundo está ás avessas.

Ok. todo começou na da sexta-feira. Com um excesso de whisky e red bull e uma festa até ás quatro da manhã. Continuou no sábado com uma uma tonelada de cafeina e maratona de Gray´s Anatomy e Doris Lessing e até ás três da manhã. Prolongou-se no domingo com trabalho por fazer e que eu adiei por toda a semana até as 3:30.

Resultado?

Hoje saie da cama as 8h.. e eu começo a trabalhar as 7h (!!!).

Hoje saí da cama. Hoje tomei banho em 5m. Hoje caiu um guindaste no meio da via. Hoje saía super tarde e um guindaste caiu e não pude passar. Hoje precisei de trinta minutos e $8400 para chegar ao escritório quando, num mundo direito teria precisado só de dez minutos e $4800.


::::::::::::::::::::::


Na próxima semana começo aulas de violino. Muitas emoções juntas. Já começei a estudar. Estou a eliminar as teias de aranhas.


::::::::::::::::::::::


Já temos data!!!!! 10 de setembro.

80 días.

domingo, 20 de junho de 2010

Ontem á noite deitei-me as 3am. Já era muito cedo outra vez (...).

Tive sonhos feios, estressantes.

Primeiro, chegava com o meu pai a trabalhar. Nos chegávamos ao nosso carro e, rápidamente, nos tínhamos que trocar de carrol. Ágora precisávamos de uma super camioneta, azul, com as janelas escuras e três homnes. Três homens- gorilas. Três gorilas com carabinas. Por quê? porque o meu pai estava ameaçado*.

Depois, eu estava de novo no estacionamento e començava a sentir que algo ia a suceder; ambiente crispado e intenso. Era como na universidade, na universidade quando ía a haver distúrbios. E chegavam. Chegavam homens com o rosto coberto e armas e, elles, os homens armados perseguiam-me.**

Tambem, em algum momento in between, organizava uma festa. Uma festa pesada. Um lugar sórdido, sem janelas, os muros sem pintar, fumo, cigarros, frascos e porcaria no chão. Alguém distribuiu cocaína.***




Hoje são eleções em Colombia. Hoje ganhará Santos. Tenho medo que seja um sonho premonitório.




* No meu trabalho, muitas pessoas precisam de guadas-costas. Sobretudo, essas que têm expedientes de paramilitares (forças militares ilegales do estado).
** O governo atual, que é a versão original e mais leve do Santos, assedia (acossa) gravemente ao poder judicial.
*** Ontem tomei três cafés negros, um red bull e duas coca-colas.

sábado, 19 de junho de 2010

Hoje o urso não fez a sua tarefa... onde estava o urso?.

A lagarta estava numa festa. Ela estaba a dançar, a falar, a beber, a fumar. Ela encontrou a combinação perfeita:


whisky com red bull e toques de marijuana.



é uma mistura em perfeito equilíbrio:

o whisky sonzinho embebeda muito depressa e é muito caro.
o red bull sonzinho não tem efeitos suficientes.
a marijuana sozinha enmurcha *


Pelo contrario, misturados, dão o ponto exacto de euforia pelo tempo preciso com uma excelente relacão preço- qualidad. Além do mais, é delicioso e não dá ressaca.



A lagarta dançou até quase adormecer. Ella chegou a casa ás quatro da manhã. O seu pai já estava acordado. Ela disse -boa noite-, ele respondeu - bom dia-.





* enmurcha de enmurchar: V. tr (colombianete enchonchar)
Ficar murcho. Estado generalizado de preguiça onde a pessoa não quer moverse ou sair.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Hoje os meus companheiros vão a pensar "esta não muda de roupa. diuuuu". Mas não, isso é meia verdade. Sim! Tenho o mesmo calçado, as mesmas calças, o mesma punto MAS tenho T- shirt diferente camiseta e cuecas diferentes. Para mim, é uma mudança suficiente.

Ontem não dormi na minha cassa. Estive em cassa da Paula.

Paula é uma das minhas melhores amigas. Ele é médica mas, uma se médica como eu sou advogada (...) ágora, ela está a espera de um trabalho em New York, em investigação, em psiquiatria. Quero que ela vá para New York. Quero ir a visitar-la a NY.

Acho que, conmigo, o urso vai a enlouquecer. Toudos os dias não só tenho um texto para corregir. Além do mais tenho mil preguntas para fazer. Por quê isto? Por que não isto? Qual é a diferencia?.... aaaaaaaaaaaaaa.... – Um momento lagarta!.

Sou a aluna mais intensa de todos os tempos!.

Como esta semana não fui a trabalhar, trouxe trabalho para la casa. Hoje tenho a tarde livre. Agora, não sei se trabalhar o ir a cortar o cabelo. Uma sentença ou estar bonita. Difícil eleiçao. O ideal seria ir ao cabeleireiro depois de sair da universidade. Mas, não tenho dinheiro suficiente. Preciso de ir primeiro a cassa. Que tedio!.

Sou um trol!!!, respondei um ateliê sem ler bem, respondi-lo em geral e era um caso especifico, agora tenho que o fazer de novo.

Adeus!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Foi outra vez um desastre chegar cá. Bogotá está destruida. Daqui a muitos anos será bonita. Hoje é terrível.

Ontem sonhei que estávamos em Ubaté. O lugar onde nasceu o meu pai.

Mudo de assunto.

Já entendi porque os minhos companheiros não gostam-me. São homens, homens tontos. Só sabem fazer piadas de mulheres y mariquinhas. Umo é militar. Isso explica toudo.

Mudo de assunto.

Náo é o momento para falar de sonhos, é o momento de “estudar” entres muitas aspas: A escrivaninha. O salão. O computador... e.... As pessoas a falar de futebol. As pessoas a falar de namorados.. eu, a escutar, ninguém repara em mim. Estou muito distraida. Estou longe deste lugar. O almorço eterno. Quatro vezes pensei que eram as 16h. Estava perdida.

Efeitos de tomar estimulantes na hora de almorço (...)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Isto é um desastre!.

Depois de esperar um ano, finalmente, estou na universidade. Tenho que terminar algumas disciplinas... e... surpresa! mudaram o horário. Ágora, não sei quando vou a terminar. Espero terminar antes de ir. Espero ir.

Ontem, não sabía se preferia trabalhar ou estudar (direito, é claro). Mas não, prefiro mil vezes e uma mais estudar. Adoro estudar!.

A universidad é muito longe. Ista manha precisei de dois autocarros e uma hora ou mais para chegar. pufff!. (e cheguei tarde). Afortunadamente a internet funciona bem. Teria problemas sem a internet, ficaria aborrecida de morte!. (full drama queer)... já li o journal, chatee (de falar por chat no de aborrecer) e escrevi isto. Muito produtivo a aula.

É divertido, só tinha trabalhado em penal por três meses e já sou "a penalista" e só tive duas pequenas (e básicas) aclaraçoes.... como gostamos os humanos de classificar: a violinista, a bailarina, a advogada, a lésbica, a louca (...).


Beijos,


a aprendiza de português.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Hoje é terça-feira. Terça feira depois de segunda- feira feriado. Tradução? Preguiça, tédio, aborrecimiento e todos os sintomas de segunda-feira agravados. Pufff!.

Ista semana só trabalho um dia. (Oh yeah!). Os outros dias irei á Universidade. Não sei o que é melhor. Estou tão desligada da matéria que tenho muita preguiça de recordar tudo outra vez.

Pareço um muro de lamentaçones! Mudemos o tom!.

Escrevi aos mieus futuros mestres de violino. Um homem e uma mulher, não sei qual prefiro. A mulher é mais uma super-violinista, é “super-eu”; o outro é menos famoso porém, mais amável.

Tenho muitas vontade de començar violin. Tenho muitas saudades.

Na sexta-feira irei a uma festa. A Festa. Será para celebrar o aniversário de Virginia. A última vez que eu celebrei o seu aniversário ela tinha 33, agora son 36, nao me explico como sucede isso. (plop!).

Camila disse-me – nos vamos a dar duro na cabeca- (o até cair para o lado). Eu respondi –sím-. Creio que nao saberei onde é a minha cabeça o sábado. Desejem-me sorte!.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O primeiro post. As inteções.

Uma pequena presentação.


Sou uma menina. Meu nome é Lucía mais, chamam-me Lagarta. A minha namorada chama-me Lagarta. Eu chamo-la urso. Nós somos um zoo!.

Nós queremos ter uma gata. Uma gata que se chama Filipa e vive no nosso apartamento. O nosso apartamento com uma varanda, uma gata, uma lagarta e um urso. E janelas. Em a janela, duas bandeiras: uma da minha querida Colombia e la outra do arco-íris.

O apartamento ficará em Lisboa, por isso, eu estou a escrever aqui. Preciso de aprender Português. Depressa!. Náo quero ser "A silenciosa Colômbiana". Preciso de falar e falar muito!. Si não falo, posso enlouquecer, além do mais, não quero perder o mestrado. Sou uma nerd, e, uma nerd orgulhosa, preciso de boas notas!.

A minhas ferramentas:

- Diccionário Priberam da Língua Portuguesa.
- Wordreference.com
- Um urso português.
- Amor pelo urso português.


As minhas tarefas (para todos os dias)

- Ler o journal.
- Ver um episodio de televisão.
- Escrever que fiz durante o dia.


As tuas tarefas (para todos los dias urso, não queres uma lagarta tonta!).

- Corrigir isto. Detalhadamente, por favor.



Beijos,

Pi.